A Ginástica Holística é um método de trabalho corporal que atua em três níveis: pedagógico, preventivo e terapêutico.
O método foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried ( Berlim, 1896 – Paris, 1994).
Seu trabalho surgiu na Europa, no início do século, quando inúmeros pesquisadores se dedicaram intensamente ao estudo do movimento. A Dra. Ehrenfried chegou à França em 1933, onde desenvolveu e aplicou os ensinamentos que recebeu, em Berlim, de Elsa Gindler.
A Ginástica Holística utiliza de materiais diferentes como bolas de tamanhos variados, bastões, rolos, tijolinhos, peso do próprio corpo, sempre em busca da consciência e do equilíbrio corporal para que o aluno possa identificar e corrigir desalinhamentos estruturais de forma natural, utilizando seu potencial perceptivo, motor e sensorial, promovendo uma atitude corporal harmônica.
Age simultaneamente sobre a respiração, tônus muscular, equilíbrio corporal, contribuindo para melhora da postura e das funções dos sistemas corporais.
A metodologia respeita o limite e o tempo de cada aluno e promove uma mudança profunda e duradoura com maior autonomia. Cada segmento do corpo encontra seu lugar, promovendo gestos mais harmônicos e conscientes.
O rítmo é lento e intercalado com pausas favorecendo a tomada de consciência corporal. As transformações obtidas interagem sobre o aparelho locomotor, no sistema respiratório, promove a auto confiança, mudanças de hábitos corporais, melhora ansiedade e a qualidade do sono.